Comece Aqui!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá,

há muitos anos venho compartilhando a grande oportunidade que é investir em Lotéricas.

Muitos custam a acreditar, outros preferem criticar e apresentar defeitos do ramo dizendo que é um péssimo negócio.

Eu respeito todas as opiniões, porém quero colocar a minha.

 

MINHA HISTÓRIA

Para aqueles que não conhecem minha história, eu montei um lotérica quando estava no fundo do poço, após minha empresa anterior falir. Tudo que me sobrou era um pouco de dinheiro que havia guardado no banco, que não era muita coisa. Não tinha imóveis para vender, não tinha parentes para me ajudar, morava de aluguel, uma situação realmente complicada, isso foi em 2011.

Esse dinheiro que sobrou no banco virou minha tábua de salvação, era tudo que me restava na vida….e eu não poderia perder esse dinheiro de jeito nenhum.

Eu precisava recomeçar minha vida, e tinha apenas 1 bala no cartucho, se errasse o tiro, eu estaria perdido.

Após longos meses de pesquisa, vi que não teria condições de montar nenhuma franquia, pois o investimento era alto. Por outro lado, abrir um negócio por conta própria seria muito arriscado eu não tinha experiência em outras áreas.

Foi então que certo dia, ao passar na frente de uma lotérica, a fila imensa me chamou a atenção. Eu observei que as lotéricas viviam lotadas, com filas imensas, em raras oportunidades vi lotéricas com poucos clientes. Assim, passei a estudar sobre o mercado. Porém essa fase foi bastante difícil, eu não conhecia ninguém que tivesse lotéricas e também não encontrava absolutamente nada na internet.

O site da Caixa Econômica tem informações confusas, e muito resumidas, ou seja, estava sozinho sem saber que caminho seguir, como obter mais informações sobre esse ramo.

Outra notícia ruim foi quando vi o preço que estavam sendo vendidas lotéricas, (existem sites de imobiliárias especializadas em comercializar lotéricas em funcionamento). Lotéricas custavam 500 mil, 600 mil até 1 milhão de reais, e o que eu tinha de dinheiro guardado não chegava nem perto desses valores.

Mesmo assim, eu decidi ir até agências da Caixa buscar mais informações. Mais uma decepção….longas filas, muita espera e mais uma vez as informações eram incompletas. Porém quando estava prestes a desistir um gerente da caixa me disse que estavam abertas licitações de lotérica na minha cidade, mas não soube me explicar detalhes de como participar, documentos, nada!

Licitações de Lotéricas? Mas o que seria isso? Não fazia idéia do que era, muito menos como participar…

Para resumir a história, após muito esforço e uma certa dose de sorte, eu consegui participar de uma licitação e arrematar uma lotérica. O meu investimento foi 80% menor, do que se eu tivesse comprado uma lotérica em funcionamento. Eu consegui montar uma lotérica praticamente sem nenhum dinheiro.

Foi um grande aprendizado, mais que isso foi uma grande descoberta!

No primeiro mês que abri as portas tive um Lucro Líquido excelente (veja o artigo O DIA DA INAUGURAÇÃO DE MINHA LOTÉRICA)

Após essa fase terrível de muito sofrimento e medo, eu passei a ter uma negócio lucrativo, que praticamente rodava no piloto automático.

Descobri que existiam muitas oportunidades nesse ramo que poucas pessoas conheciam.

Foi assim que criei esse blog e tenho ajudado milhares de pessoas a realizar o sonho de abrir seu próprio negócio!

 

Se você quiser saber mais profundamente sobre esse ramo, como participar de licitações como abrir lotérica investindo pouco, CLIQUE AQUI!

 

PRÓS E CONTRAS

Costumo sempre dizer, não existe negócio perfeito, existe o negócio certo para você e para o momento que você está vivendo!

A Lotérica salvou minha vida, me trouxe paz, equilíbrio financeiro, recuperou minha dignidade. Podem existir negócios melhores, mas eu não conheço negócio que apresente baixo risco, baixo investimento, e que seja saudável mesmo em tempos de crise como a que vivemos no país.

Dizem que não dá para ficar rico com lotéricas, com uma certamente não, mas conheço pessoalmente empresários que possuem mais de 40 lotéricas e posso lhe garantir que eles não tem problemas financeiros.

Dizem que lotéricas são perigosas que sofrem assaltados. Isso é verdade, mas tenho lotéricas há anos e NUNCA tive quaisquer problemas desse tipo, conheço outros empresários lotéricos que possuem lotéricas há mais décadas e também não tiveram problemas dessa natureza. Tudo é uma questão de se informar, tomar certas precauções, conhecer do ramo antes de se aventurar.

Dizem que lotérica não dá lucro, aqui vai uma notícia esclarecedora: a Caixa não permite que nenhuma lotérica opere no vermelho, se isso acontecer a Permissão Lotérica é suspensa. Em todos esses anos no ramo, se vi a Caixa fechar 1 lotérica, foi muito.

Dizem que é um negócio arriscado, difícil de trabalhar.Isso é lenda! Qualquer pessoa, com o mínimo de interesse aprende a gerenciar uma lotérica, o sistema da caixa faz praticamente tudo. O que o empresário lotérico deve cuidar é basicamente da equipe de funcionários, prestação de contas com a Caixa e garantir bom atendimento a população.

Perfeito certamente não é, a Caixa ainda precisa evoluir e valorizar mais o trabalho do Empresário Lotérico. As tarifas e comissionamento dos Lotéricos deve ser reajustado com maior frequência, a Caixa falha no treinamento dos novos empresários lotéricos, ainda existem diversos pontos a melhorar.

 

EM NEGÓCIOS TUDO SE RESUME A: VALOR DO INVESTIMENTO X RISCO X RETORNO

Quando me perguntam se Lotéricas são um bom investimento eu respondo, do ponto de vista de Investimento x Retorno X Risco, é uma excelente opção sem dúvida. Mas como em qualquer ramo, é preciso saber entrar da maneira certa, existem macetes e segredos para melhorar o resultado e a lucratividade de uma lotérica.

Vamos dar um exemplo:

O que você acha de uma Lotérica ter Lucro de 20 mil reais por mês?

Em primeiro instante você poderia achar uma bela renda mensal, afinal de conta isso é uma renda alta no Brasil. Porém se você pagar 1,5 milhão para adquirir essa lotérica eu diria que você não está fazendo um bom negócio, pois se aplicar esse dinheiro em renda fixa, terá um retorno praticamente igual sem precisar trabalhar.

Agora, o que você acha de uma Lotérica que dá 2500 reais por mês de lucro?

Provavelmente você acharia que um lucro baixo, já que tem franquias que tem lucro maior, etc. Mas seu te dissesse que existem casos de pessoas que arremataram lotéricas por apenas R$1.000? O que você acharia nesse caso. Sim, esse exemplo é verdadeiro, CLIQUE AQUI para ver o artigo que falo sobre esse caso.

Viu como é relativo?

Além disso, eu sempre digo: Lotérica é um investimento conservador, apresenta menor risco de falir, mas por outro lado você terá um receita com pouca variação. Existem meses mais fortes como em dezembro na mega da virada, mas em geral sua receita será praticamente a mesma. Isso é ruim ou é bom? Depende do seu perfil. Existem pessoas que desejam ter seu próprio negócio mas não querem perder noites de sono por queda nas vendas, ou crise no Brasil. Outros preferem negócios em que podem ganhar muito, e aceitam o fato de passar meses trabalhando no prejuízo.

Tudo é uma questão de ponto de vista, perfil e fazer uma auto reflexão.

 

Qualquer que seja a sua decisão, fiz esse blog para te ajudar passando informações de bastidores de alguém que já passou pela mesma situação que hoje, mas que hoje possui uma boa experiência no ramo.

 

Boa leitura!

 

Rodrigo Araujo – Economista, Empresário, Fundador da Universidade da Franquia